BATOM LIPSTICK

 Não é possível isolar o batom na história, quero dizer que os cosméticos de 400 mil anos antes da era comum eram bem diferentes do que temos hoje mas nem por isso deixam de ser. Na antiguidade é mais difundido que as pessoas usavam maquiagem e eu  acho que o Egito tem um peso considerável nisso já que nos livros, cinema e matérias sempre vemos aquela imagem de olhos marcados ou podemos imaginar Cleópatra se arrumando pra César usando cochonilha.

Nada de estranho até aqui! Selvagens já usavam minerais para marcar o corpo tanto em rituais como no dia-a-dia e a maquiagem foi marcada por imposições, uma pra cada ocasião, e essa deve ser a relação.

Mas o primeiro batom foi embalado e vendido no ano de 1921 da era comum, já na industrialização e com uma carga cultural que existe até hoje. O batom tem seu lugar na questão de gênero, às vezes como ditador e outras como libertador, é quase como uma exigência da modernidade.

No século XXI a maquiagem se tornou aberta a diferentes influências e foi apresentada como expressão, fortalecimento de coletivos ou marca cultural.