SIMBOLOGIA DE DESESPERO

Posso considerar a pintura das cavernas uma prova de simbolismo nas artes, toda a agressão da caça e movimentos que ficam por conta do observador são intrínsecos aos desenhos que foram encontrados e registrados ao redor do mundo; com isso a universalidade de representação de algumas imagens nos leva, intelectuais sensíveis, a uma busca por referências dos nossos mais primitivos sentimentos.

Quando pensei em fazer um levantamento do simbolismo do desespero pelos museus virtuais logo pensei em Dante, talvez pelo apelo que ele tem para a tragédia; mas esbarro entre o meu eu e a universalidade dos significados e depois de alguns minutos eu já não sabia de qual desses lados eu estava. Mais outros nomes podem ser usados como o de Portinari para dizer sobre o sentimento de desespero, pelo menos o meu.

Um dos caminhos seria realmente a tragédia eu não tenho a menor dúvida, encontrar emoção em peças da antiguidade é fácil e bem aceito pela sociedade além de parecer mais nobre que falar da geometria em Portinari como símbolo do sufocamento que o desespero me causa. Inclusive acho que esse tipo de experiência deve ser datada mesmo, por isso sempre concordei com músicos que escrevem sobre a própria vivência e com os fãs que dizem se identificar na letra. Ok, isso seria como dizer que você pode colocar uma trilha sonora na própria vida no lugar de praticar o Inglês, quero dizer todo mundo pratica assim, não?

Na pintura Velho de mil novecentos e quarenta e dois se vê um fundo de cubos atrás da imagem centralizada do sujeito do objeto que a minha mente me induz a dizer que isso é o desespero do amor apaixonado, ainda que eu possa ir além e comparar os sentimentos do outro com O Retirante de mil novecentos e quarenta e quatro. Decidi não colocar a imagem aqui e te escrever sobre esses cubos em volta da pessoa e te perguntar se isso não é sufocamento! Deve de concordar comigo.

Indo para o museu de Arte da Bahia  temos exemplos de como a figura feminina é associada ao sofrimento, na tela Dois Véus de Rodrigues uma noiva se debruça a beira de uma estrada de terra em uma postura de olhar vago sendo observada por alguém; coisa que contradiz com os próprios autores de obras como essa quando se expressaram. Bernini fez isso quando esculpiu o Busto de Medusa e também Paul Klee na obra Colors com uma casca de tinta em cubos delicados e coloridos.

Ao final, não consigo isolar o desespero mas associa-lo as artes mais obscuras expostas em lugares variados, assim sendo que esse fator negativo se mostra entre diversas culturas e tempos.