Pular para o conteúdo principal

Destaques

CALENDÁRIO ESPACIAL

Estamos oficialmente na era espacial, fonte dicionário Sacconi, e o que eu tenho refletido nos últimos meses é sobre as mudanças que estão acontecendo e as que ainda estão por vir tanto nas ciências como na sociedade. Ao fim, o que estamos carregando do passado que remete a idade das trevas e de sociedades obsoletas? Todos conscientes estão de acordo sobre o reflexo desse momento histórico na humanidade e da importância de se preservar fatores e comportamentos fundamentais da nossa sobrevivência sem que isso se torne uma fonte de propagação daquelas teorias ralés que são conhecidas por favorecer grupos de ódio pela democracia ou dos avanços da sociedade nos seus mais tradicionais pilares.

No Brasil o Carnaval ainda acontece todos os anos, uma celebração de origem religiosa; aparece na mídia, acontece pelas ruas e nos clubes, nada tão diferente das décadas passadas. Será que o calendário vai mudar? Podemos lançar a celebração do dia espacial e torna-la uma tradição?

 




Reformar, reformular, reeducar, tudo isso parece muito complexo diante de uma multidão principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil que hoje esta no meio da exploração sustentável do território e mudanças culturais como essas apesar de tão urgentes se tornam desafios gigantes. Podemos tirar vantagens das benzedeiras, na nossa origem de magia indígena para valorizar essa diversidade no lugar da opressão religiosa mas, como me disse uma mestre, às vezes o melhor que podemos fazer é nos retirar.