Pular para o conteúdo principal

Destaques

Narrativa

     "Cataria Ouro Silva Monteiro Costa Cruzes Pereira Costa Martins Nunes Rodrigues de Lopes foi duquesa no antigo berço do Tiete. Casou-se com um abastado proprietário de terras e na mesma região é lembrada até os dias de hoje por dedicar-se a caridade ainda em vida nos bastidores da Princesa Isabel, figura popular central na época; o retrato mais conhecido da duquesa foi descoberto em uma de suas antigas casas de veraneio em um cômodo de bordados com vista para os campos.

    Os conflitos indígenas na região nunca escondeu a dedicação que a duquesa teve com mulheres da aldeia em gentilezas muito bem postas nos arquivos históricos, sabe-se que os homens da época lidavam com os pagamentos e proteção de limites de ambos os lados, causando uma tensão iminente que sem dúvidas trouxe ares de muitas febres a ela, aliviava-a muito além da costura, fazendo dos assuntos da casa uma prioridade sem igual. De fato o lugar que Duque e Duquesa se instalaram era ocupado por vizinhos e não se tem conhecimento de dissabores sobre isso. Apesar de a mata fechada e as vistas de animais selvagens as estradas de terra eram bem batidas para garantir certa segurança em necessidade de fuga mesmo em dias nublados, aos morros da região lhe cabiam os bons ventos e as arvores frutíferas como um consolo a certa solidão que carregava em vida. 

    O incrível que se diz é de sua chegada não convencional, não, não foi pelo casamento que tomou posse dessa vida, tão pouco por confusões, prima de um rapaz da corte Portuguesa recebeu o convite das mãos do próprio capitão, coisa muito improvável à época mas corriqueira a poucos seres de luz em tempos que a expansão já não era o principal objetivo; em carruagens chegaram do Rio de Janeiro com algumas perdas como a dama que seguiu Catarina desde muito jovem, vítima de uma febre sem igual foi preciso improvisar um enterro pela estrada em que o próprio padre carregou o corpo, a duquesa lhe deu um laço amarelo e permitiu o uso da tampa de um de seus baús para dar suporte ao corpo gélido daquela que percorreu tantas vezes os corredores da antiga morada. Muitas peças da casa da Duquesa Catarina L. são admirados pela qualidade da madeira, o lustre dos detalhes e os tecidos tão caprichados. 

    Hoje marca sua presença na história, honrando o passado pela pureza de suas cartas, o cuidado com a terra e bom gosto explícito em cristaleiras e artefatos curiosos de decoração. Duquesa Cataria Ouro Silva Monteiro Costa Cruzes Pereira Costa Martins Nunes Rodrigues de Lopes é uma estrela."